terça-feira, 4 de junho de 2013

Experiência de leitura e escrita

 Lembro-me de um trabalho, com a professora de Língua Portuguesa, acredito que na 5ª série, em que íamos lendo um livro com linguagem verbal e não-verbal e respondendo a questões relevantes que nos ajudariam a formar um resumo do que era lido. Ao término dessa leitura, que levou mais de uma semana, tivemos que fazer uma produção escrita sobre o tema estudado. È claro que ficou bem fácil, pois tínhamos conhecimento do assunto que fora lido e debatido por nós, alunos e a professora.
 Dos livros que eram pedidos, gostei muito de Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, mas confesso que o sono sempre tomava conta de mim, nessas horas. Era mais forte que eu... Aprendi a gostar de poesia, como Anna Verônica Mautner, Gabriel O pensador, Clair Feliz Regina, pois nos traz reflexão sobre a dor, o ressentimento, a alegria, etc. ( que é daquilo que nosso coração está cheio), devido a nossa sensação de incapacidade perante o próximo. Um poema que ficou na memória é Retrato de Cecília Meireles.
   MINHA EXPERIÊNCIA LEITORA



       Quando criança gostava muito de apreciar as ilustrações dos livros infantis; o colorido chamava muito minha atenção e, para mim era, confesso que ainda é, até hoje fascinante!!!
        Meu primeiro livro infantil ganhei do meu irmão mais velho - Marcos - " O MÁGICO DE OZ", INESQUECÍVEL..adorei, marcou minha infância leitora. Marcou tanto que parece que li a pouco tempo.Foi meu irmão que me apresentou o mundo dos livros, como para o cantor Gilberto Gil, foi sua avó.
        Já na adolescência lia muitos livros; os que os professores mandavam e aqueles que chamavam minha atenção ( que gostava). Como disse Rubens em sua entrevista- " o autor deve escrever na esperança de ser devorado pelos seus leitores". Ele falou a verdade pois, muitos livros que comecei a ler ; deixei-os de lado por não gostar.  
       O livro é um mundo mágico que nos faz viajar e, sem sair do lugar, um mundo onde você pode sentir o que os personagens sente, vivenciar a história. Sem isso tudo, não tinha graça.
        Lembro que essas sensações, sentia muito quando lia os livros de Jorge Amado. Suas histórias são reveladoras; transmite para nós  leitores a possibilidade de conhecer as pessoas e os lugares - Bahia. Nunca fui para lá, portanto tenho a sensação que já conheço-os ao ler suas histórias. Os livros de Jorge Amado em minhas  leituras, foi de  muitas expectativas e, muita imaginação.
         Outro escritor que para mim me fez saborear a leitura foi Machado de Assis. No início não gostava, pois achava seus livros muito difícil, chato, quase não entendia mas, com o tempo, fui aprendendo e, conhecendo sua habilidade de escritor, constantemente desafiando os leitores e, por penetrar na mais profunda alma humana. Em seu livro Dom Casmurro, um dos mais belos romances; ele conversa com o leitor, isso me deixa fascinada!!!!
       SABEMOS TAMBÉM QUE A LEITURA AJUDA NA CONCENTRAÇÃO; por isso, temos que continuar nosso trabalho, incentivar SEMPRE nossos alunos a terem o hábito de ler.