quarta-feira, 12 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar


Grupo 5 - terça-feira:
Francine, Maria Luiza, Mônica, Talita e Thaisa.

Antes da leitura:


- Trabalhar o autor do texto;
- Conceito de crônica, apresentação de uma crônica mais simples;
- Entrega de uma parte do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;
- Os alunos terão que terminar a história, em duplas ou em grupos pequenos;
- Socialização das produções;
- O professor recolherá as produções, corrigirá e fará a devolutiva.

Durante a leitura:


- Apresentar o texto original;
- Fazer a leitura compartilhada;
- Questionar sobre as palavras desconhecidas;
- Comentar sobre as variações linguísticas presentes.

Depois da leitura:


- Promover um debate questionando as impressões que o texto causou nos alunos, o que acharam sobre o final, e se preferem a versão original ou a criada por eles.

Sugestão de filme: Sexy and the city.

 Texto: No Aeroporto – Carlos Drummond de Andrade


Grupo 5 - terça-feira:
Francine, Maria Luiza, Mônica, Talita e Thaisa.

- Relatório Individual


Os alunos farão um relato pessoal sobre encontros e despedidas.

- Debate


Será organizado um debate, questionando os alunos sobre o valor de uma amizade sincera.

-Observação


Enquanto os alunos debatem, o professor observará a participação de cada um.

-Autoavaliação



Depois da realização do relatório individual e do debate, os alunos farão uma autoavaliação, analisando a participação nas atividades propostas.